quarta-feira, 18 de abril de 2018

Câncer de tireóide

A tireoide é uma glândula do sistema endócrino responsável pela produção de hormônios que agem no controle de diversos órgãos do corpo humano. A doença tem, em média, 95% chances de cura, desde que diagnosticada precocemente e o paciente receba acompanhamento médico por pelo menos cinco anos após a retirada da glândula.
Tumores da tireoide são, em sua grande maioria, doenças de evolução lenta e que, hoje em dia, permitem intervenções curativas, seja pela ação da cirurgia isolada, seja pela combinação da cirurgia com outros tratamentos. Apenas 5% dos tumores malignos de tireoide, chamados de tumores anaplásicos ou indiferenciados, têm uma evolução muito rápida, com sobrevida média de 5 meses. Novos medicamentos vêm sendo utilizados com sucesso para o caso da doença já ter se espalhado para outros órgãos (metástases).

O que é câncer de tireoide?
O câncer de tireoide é um tumor maligno da glândula tireoide que fica localizada no pescoço e que tem como função produzir hormônios. É um tumor mais frequente nas mulheres e tende a ser mais agressivo em pessoas acima de 45 anos. Estes tumores são formados por células que se multiplicam rapidamente e descontroladamente destruindo os órgãos e se espalhando para os linfonodos do pescoço (ínguas) ou para os pulmões.
Quais são os fatores de risco?
História de irradiação na tireoide (como nos trabalhadores com Raios X sem proteção ou nos expostos a materiais radioativos) e fatores genéticos são as principais causas para este tipo de tumor.
Quais são os sinais e sintomas?
Geralmente o câncer de tireoide manifesta-se como nódulos na glândula tireoide ou como um aumento em seu volume. Geralmente este aumento é benigno, mas são necessários alguns exames para um diagnóstico preciso. Rouquidão, dificuldade para engolir e para respirar, além de aumento dos linfonodos do pescoço (ínguas) são sintomas que poderão estar presentes.
Como prevenir este tipo de câncer?
Proteger-se ao ser submetido à irradiação, atitude que é válida em especial para aqueles profissionais que lidam com irradiação de forma continuada.
Como é o tratamento?
O tratamento do câncer de tireoide pode ser cirúrgico, com iodo ou com  radioterapia,  dependendo de cada situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário